inclusão educacional

As escolas têm recebido mais alunos com transtornos específicos de aprendizagem (TEAp). A estimativa é de que de 5% a 15% das crianças ou adolescentes em idade escolar apresentam dificuldades relacionadas à leitura, escrita ou matemática, conforme dados do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015).

Pensando nisso, o Instituto You.up tem como um de seus pilares de trabalho, oferecer formação para professores e profissionais da educação. Nosso foco é dar apoio para que possam lidar de maneira positiva e entendam as necessidades específicas dos estudantes com transtorno de aprendizagem, por meio de cursos e palestras que os instrumentalizem no seu saber-fazer diário.

O trabalho realizado na Escola Municipal Professor Avelino Marcante, de Joinville, é um exemplo de como o You.up faz a diferença na educação. A formação de professores e a atenção especial destinada aos alunos com TEAp foram fundamentais para impactar positivamente a rotina escolar.

As ações realizadas na Escola Municipal Professor Avelino Marcante

Durante o trabalho, as psicopedagogas do Instituto You.up aplicaram o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), uma metodologia israelense que favorece o desenvolvimento de funções cognitivas e metacognitivas.

Entre as ações colocadas em prática pelo Instituto, estão:

Capacitação dos professores

Os profissionais participaram de formações online e palestras sobre dificuldades de aprendizagem e inclusão. Os conteúdos apresentados eram pertinentes às necessidades específicas da escola, que recebe um número cada vez maior de estudantes com TEAp.

Atenção especial a cada aluno

Como foco em estudantes com transtorno de aprendizagem, o Instituto ofereceu o suporte para que eles pudessem superar as dificuldades. Além disso, a realização de atendimentos duas vezes por semana permitiu identificar os casos mais comprometidos para que fossem direcionados para especialistas.

Estes atendimentos fizeram com que os alunos aumentassem a autoconfiança e conseguissem ter um posicionamento durante as aulas, tanto com professores quanto com colegas.

Leia também:

O impacto positivo na rotina da escola

Um dos benefícios do Programa de Enriquecimento Instrumental é a chance de oportunizar resultados no desempenho escolar dos estudantes. É possível destacar os seguintes aspectos observados por quem atuou ativamente no projeto:

De acordo com Edineia Meurer Boing da Veiga, diretora da escola, e Janaina Guilherme da Silva, auxiliar de direção: “em alguns casos os atendimentos foram impulsionadores para buscar autoconfiança dos alunos na sala com os professores e os colegas”.

O trabalho modificou de maneira positiva a rotina da escola, sendo, inclusive, elogiado também por professores que perceberam a evolução de seus alunos.

Uma professora do Ensino Fundamental I (anos iniciais) da Escola Avelino Marcante destaca que “após o acompanhamento individualizado, o aluno tem se mostrado mais encorajado para realizar suas atividades escolares”.

Já a professora do Ensino Fundamental II (anos finais) revela a melhora no desempenho em sala de aula: “o aluno está mais questionador, tirando dúvidas, consequentemente tendo melhor resultado nas avaliações”.

Conclusão

O Instituto You.up em parceria com as escolas pode promover a inclusão e possibilitar que alunos com dificuldades e transtorno de aprendizagem tenham oportunidades.

A atualização constante dos professores e o suporte dado às famílias são questões primordiais para equilibrar os desafios diários e, consequentemente, promover o sucesso escolar e social dessas crianças e adolescentes.

A inclusão educacional é nossa principal meta. Desde 2022, já foram mais de 18 mil atendimentos realizados e cerca de 740 estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas privadas impactados pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto.

Acesse a página de Transparência e saiba mais sobre a atuação do Instituto You.up.