família e escola

“A parceria entre família e escola é essencial para promover um desenvolvimento mais saudável e equilibrado de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem.”
Fabiane Miglioli Schmidt, Coordenadora de Serviço Social no Instituto You.up

A presença ativa dos pais no processo educacional é fundamental para a evolução das crianças e adolescentes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem.

Embora muitas vezes a escola forneça o apoio necessário, a família tem um papel igualmente importante. Os pais precisam estar cientes do que acontece no ambiente escolar para auxiliar de forma positiva no desenvolvimento educacional e social dos filhos.

Desafios na gestão da parceria entre família e escola

Muitas vezes, os pais não sabem exatamente o que está acontecendo na escola — essa falta de comunicação pode gerar insegurança e ineficiência no processo de aprendizagem.

É fundamental que os familiares compartilhem as informações sobre os atendimentos e o diagnóstico para que os professores entendam melhor o contexto e adaptem suas estratégias de ensino.

E lembre-se: mesmo que a escola tenha um papel importante, a responsabilidade pelo aprendizado da criança ou do adolescente também é compromisso da família.

“A escola faz parte da vida da criança por um tempo, mas a família é para sempre. Por isso, os pais precisam entender que a maior responsabilidade na formação dos filhos é deles; não da escola”, destaca Fabiane Miglioli Schmidt, Coordenadora de Serviço Social no Instituto You.up.

Como a família pode desenvolver uma parceria com a escola?

Confira algumas boas práticas que podem ser adotadas pelos pais ou responsáveis:

Mantenha o contato com a escola

Quando a família recebe um laudo ou diagnóstico, é fundamental comunicar a escola para garantir que todos estejam alinhados sobre o que precisa ser feito para apoiar o aluno.

Muito além de olhar as notas e monitorar as datas das provas, é necessário entender que o acompanhamento da criança ou do adolescente deve ser contínuo para que haja um desenvolvimento saudável.

Fique atento às necessidades

Alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem frequentemente necessitam de adaptações, como realizar uma prova fora da sala de aula, para garantir que o ambiente não atrapalhe seu desempenho.

A colaboração entre família e escola torna-se ainda mais relevante para que esses ajustes sejam eficazes e contribuam para o aprendizado.

Defina uma rotina

Criar um ambiente de estudo adequado faz toda a diferença no desempenho escolar. Algumas práticas que os pais podem adotar incluem:

Fabiane explica que a leitura é fundamental, principalmente quando se leva em consideração o tempo que as crianças e adolescentes costumam ficar expostos às telas de celular: “Dê um livro físico na mão da criança. É preciso criar esse hábito desde os primeiros anos.”

Para crianças e adolescentes com dificuldades em ler, uma excelente opção é lermos para eles e com eles, para que tenham a ajuda necessária e sintam-se motivados.

Leia mais: Dicas para organizar a rotina dos filhos

O papel do Instituto You.up na parceria entre família e escola

O You.up se baseia em quatro pilares essenciais para o sucesso: instituto, parceiros, família e escola. A interação constante entre essas partes é essencial para garantir que as necessidades do estudante sejam atendidas.

Orientações para os pais

Além do atendimento direto às crianças e aos adolescentes, o Instituto You.up oferece direcionamentos aos pais. Encontros periódicos com especialistas são promovidos para abordar temas relevantes, como diagnósticos e tratamentos.

Recentemente, realizamos uma conversa sobre questões de diagnóstico de dificuldade ou transtorno de aprendizado. Em outro momento, uma neuropediatra explicou a importância de adotar a medicação em alguns casos.

Esses encontros são fundamentais para desmistificar alguns temas e para garantir que os pais se sintam seguros e informados.

Colaboração com a escola

O Instituto também mantém um acompanhamento junto aos parceiros para garantir que as terapias e tratamentos sejam eficazes.

Outro ponto é que há diálogo entre o Instituto e os profissionais da escola para discutir sobre como se pode contribuir para o desenvolvimento do estudante.

Essa colaboração contínua é fundamental para garantir que as necessidades do aluno sejam atendidas tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Saiba mais:

O desenvolvimento de crianças e adolescentes passa por essa parceria

A chave está no alinhamento de todos esses pilares para garantir que a criança ou o adolescente receba o apoio adequado, respeitando seu ritmo e suas necessidades.

O You.up busca fortalecer essa parceria. Acreditamos que, com o suporte adequado, todos têm o potencial para alcançar o sucesso acadêmico, independentemente das dificuldades que possam enfrentar.

Se você quiser saber mais sobre o trabalho do Instituto You.up, acesse nossa página de Transparência.